Blog

Azul Linhas Aéreas compra Trip Linhas Aéreas

Segundo a Folha de São Paulo, a Azul e Trip anunciarão amanhã uma fusão, ou compra da Trip pela Azul. Com o acordo a Azul terá 80% dessa nova empresa e a Trip 20%. A nova empresa irá operar apenas com o nome Azul.

Juntas as duas empresas terão 15% do mercado e irão atender mais de 100 destinos nacionais (para se ter uma idéia, a TAM voa para 45 destinos no Brasil). Em termos de número de passageiros transportados, até o meio do ano essa nova empresa deve ter aproximadamente metade do tamanho da GOL, porém com uma malha que atende um número muito maior de destinos.

A Azul é hoje a terceira maior empresa aérea brasileira, voando para mais de 50 destinos e com uma frota de 53 aviões, sendo parte Embraer 190/195 e parte ATR. Já a Trip, voa para 88 destinos e tem uma frota de 58 aviões que são dos mesmos modelos utilizados pela Azul. Até o final de 2012 essa “nova Azul” deve ter uma frota muito próxima a frota da GOL, 135 aviões.

Mais concentração é sempre ruim para um mercado que já tem poucas empresas, porém esse movimento de fusões de empresas aéreas tem acontecido no mundo todo e podemos dizer que é um caminho natural. É importante a gente lembrar que a Trip se unindo à Azul cria uma terceira força mais capaz de concorrer com TAM e GOL. Caso a Trip tivesse se juntado à TAM teríamos um desequilibrio bem maior.

Com essa fusão teremos basicamente 4 grupos de empresas aéreas no Brasil.

TAM (TAM + Pantanal)   39,89%

GOL (GOL + Webjet + Passaredo*)   40,77% (34,81% + 5,31% + 0,65%)

Azul (Azul + Trip)   14,23% (9,94% + 4,29%)

Avianca   4,98%

* A Passaredo não é uma empresa da GOL, mas as duas empresas estão cada dia mais parceiras e a Passaredo tem até um contrato e parceria de interline exclusivo com a GOL.

Fonte: Melhores Destinos